31 de out. de 2007

CPI do futebol no país sede da Copa de 2014?

A Fifa oficializou ontem o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, em ilustre cerimônia com a presença do nosso presidente e de outras personalidades influentes do futebol nacional, entre elas, o insubstituível Paulo Coelho (!!!).

Começamos bem. Já sabemos que serão reservados milhões e milhões em infra-estrutura para a construção e reforma de estádios e inúmeras instalações que abrigarão os cerca de 500 mil turistas estrangeiros aguardados para o campeonato. E nem contamos a movimentação dos próprios conterrâneos. Serão R$ 1,2 bilhão de dólares! (Não, sr. inspetor chefe da Fifa, essa grana é nada perto do que o nosso país está acostumado a investir anualmente em educação, saúde, incentivo à indústria.) Tampouco consideramos ainda os imprevisíveis gastos com alguma eventual complicação nas licitações públicas que serão abertas para satisfazer a realização da Copa do Mundo em solo tupiniquim. Imaginem só o relatório de impacto econômico que o nosso país apresentará em 2014? Vergonha!

Li que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ficou admirado de ouvir falar da instalação da CPI do futebol. O quê? No país da seleção pentacampeã ousam utilizar a paixão nacional para patifaria? Não se impressione, presidente, por aqui tu encontras uma diversidade abissal de golpes baixos.

Querem invalidar a investigação de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro entre clubes, dirigentes e jogadores, justificando o financiamento da Copa por grandes empresas privadas. Essa é boa! Mais panos quentes? Mais empecilhos para clarificar de onde sai o dinheiro, para o bolso de quem é que vai... Afinal, no estatuto de defesa do torcedor não consta o princípio de “publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto”? Isto é, se a CBF permitir que a CPI saia, não é? Pelo visto, a idéia da campanha nacionalista pró-Copa 2014 está a pleno vapor, tanto que poderá relegar a abertura deste inquérito.

Sem contar a questão da violência. Ainda bem que não temos, no Brasil, meninos atirando e matando dentro da escola, como nos EUA. A violência ainda não chegou a tanto por aqui. O nosso país tem problemas de violência comuns, como em outros países. Apenas problemas comuns.

Quanto a Porto Alegre ser uma das cidades escolhidas para os jogos? Escolheram o estádio do Colorado, né? Como diz a "insana" Irmã Selma: “eu vou rezar por todos. E quando eu rezo, acontece”!

3 comentários:

Karin Keller disse...

Hahahaha! Adoro ela! "Não, não sou corintiana."

Eu não sei se o Brasil tem jeito. Qualquer coisa é motivo. Até selos...

E deixa o estádio do meu time em paz. Hunf.

Entra no meu blog aí oh: http://jotaka.wordpress.com
Tem um texto lá que você precisa ler.

Beijo!

Unknown disse...

Ah Potó... CPI do futebol, qual o problema?!?! Até o pais da Azurri tetra campeã(Itália, para os mais novos) tem problemas como esse, olha o Inter de Milão com seus milhões de euros(talvez chegando a BIlhões de reais)lavado, o Milan por aí também...

Acho que foi uma boa escolha. Tem filho da putisse no futebol brasileiro? Claro que tem, mas pelomenos somos penta campeões e nosso presidente tem a língua presa - o rabo também, mas isso não vem ao caso... -. O que sei é que bem ou mal os investimenos, mesmo que super faturados, para a instalação da copa no brasil vão de algum modo ajudar a população(foi só vir o pan pra cá e já se criou a copa do brasil de futebol feminino).

Claro, o Brasil tem outros lugares para investir esse dinheiro? ÒBVIO!! Mas já que não investem em educação para tirar uma parcela da população do tráfico, que invista em esporte para que esse o faça!

Enfim, o Corintians tem que toma na bunda, dar aquele título pro INTER já que é nosso por direito!!

Beijo

P.S.: Eu sei que disse que não ia comenta, mas qq custa fazer uma imrã feliz por um dia!?!?!

Patrício disse...

Mas que sensato! Os jogos da copa vão ser na casa do atual campeão do mundo! Hehehehe...

Viu, pra ser bem sincero, tô torcendo pra que essa copa seja um fiasco.

E vou assistir tudo da minha mansão em Jurerê Internacional, pois minha meta é até os 30 anos morar lá e em 2014 tenho que cumprir a meta. Afffffffff...

Saudade!!! Bjão!